Fotos: Arquivo Pessoal
Nascido no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Augusto Honegner Vieira, chegou ao mundo através de parto normal, pesando 3 quilos e 35 gramas e medindo 49 centímetros. O pequeno nasceu às 19h27min do dia 9 de setembro. Ele é o terceiro filho da dona de casa Cilomara Viana Honegner, 41 anos, e do garçom Fidélis Borges Vieira, 43. Os irmãos Rodrigo, 21, e Raíssa, 14, estão muito felizes com a chegada do bebê.
- Nossas atenções estão voltadas para Augusto. Ele é o xodó da casa. Os manos adoram estar com ele e acompanham a rotina de cuidados. Rodrigo e Raíssa ajudam a dar banho, a trocar fraldas e nas atividides domésticas. É muito bom contar com todos - diz a mãe.
Cilomara e Vieira estão casados há 22 anos. Eles se conheceram em uma festa na casa de shows Lanterna Verde e, desde então, não se separaram mais. Nascida e criada em Santa Maria, a dona de casa chegou a cursar Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas trancou a graduação devido a problemas de saúde.
Vieira nasceu em Vacaria e mora no Coração do Rio Grande desde os 18 anos, quando veio prestar serviço militar. Após o casamento, eles fixaram morada no Bairro Tancredo Neves. Os dois primeiros filhos do casal também nasceram de parto normal, no Hospital Universitário.
A chegada de Augusto foi uma surpresa para a família. A dona de casa desconfiou da gestação quando passou mal.
- Havia parado com o remédio anticoncepcional, por estar com a pressão alta. Nesse intervalo, o Augusto chegou. Primeiro, fiz teste de farmácia. Depois, um exame de laboratório confirmou a gestação - comemora ela.
Os filhos mais velhos ficaram muito felizes com a chegada de Augusto e deram todo o apoio à mãe.
- Disse a ela que não se preocupasse. Ajudaria a criar ele como se fosse meu filho. Quando retorno para casa, depois do trabalho, passo na farmácia para comprar o que falta para ele - diz Rodrigo.
Devido a pressão arterial estar alta, Cilomara teve que ir para o hospital ainda 5 de setembro. As malas com os acessórios para o bebê estavam arrumadas, mas a dela quem organizou foi a filha Raíssa. Maria do Carmo da Silva Vieira, 63 anos, mãe de Cilomara, acompanhou a filha ao hospital.
- Como meu genro estava no trabalho, fiquei para assistir ao parto. Ver, pela primeira vez, um neto nascer foi uma emoção sem tamanho. Chorei muito - conta a avó.
Cilomara comenta que ter um bebê em casa depois de tanto tempo é como começar tudo pela primeira vez. A cada descoberta dele, todos se emocionam. Segundo a mãe, ele balbucia algumas palavrinhas e já brinca.
- Ele é um bebê tranquilo. Quase não chora. A gente percebe que ele tenta pegar os brinquedos e é atento a quem está perto. Raíssa adora brincar com ele - diz Cilomara.
Os avós Valdevino Borges Vieira, 81 anos, Pierina Nadal Vieira, 80, e Cilon Aimoré Honegner, 63, estão contentes com o neto. O pequeno será batizado em fevereiro, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Tancredo Neves, por João Vitor e Milena Honegner de Oliveira, Josemar Ibaldi de Almeida e Francieli Fagundes.
OUTROS NASCIMENTOS EM SANTA MARIA
Hospital de Caridade
13/12
Maria Cecília Fantinel Cervo, filha de Paula Fantinel da Silva e Jordão Alam Cervo
Hospital São Francisco de Assis
11/12
Maitê Dutra de Mendonça, filha de Claudia Querli Dutra da Silva e Lauricio Nunes de Mendonça
Lucas Augusto da Costa Machado, filho de Valentina Maria da Costa e Raul Machado Rodrigues
12/12
Murilo Martini Zanini, filho de Jocelaine Martini da Silva Zanini e Lucas José Zanini
13/12
Ana Clara Chaves Figueira, filha de Larissa Chaves dos Santos e Helvio Basso Figueira
As informações sobre nascimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122